ABERTURA DE CLÍNICA MÉDICA: REGISTRO DO CNPJ E LICENÇAS MUNICIPAIS

abertura de clínica médica

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá doutor! Hoje vou falar sobre como fazer a abertura de clínica médica, com registro do CNPJ, contrato social e demais licenças municipais. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos uma empresa contábil há mais de 28 anos no mercado contábil com foco em contabilidade para clínicas médicas e empresas da área da saúde em geral. Atendemos clínicas médicas em mais de dez estados brasileiros e queremos atender você também.

Planejamento inicial para abrir clínica médica

Antes de mais nada, ao tomar a decisão de abrir uma clínica médica, voc\ê precisa  fazer um detalhado planejamento estratégico. Definir o tipo de clínica, público-alvo, localização e a carta de serviços que serão oferecidos é um passo importante para que seu negócio comece de forma sustentável.

Além disso, você precisa mensurar custos: gastos com estrutura física, marketing, gastos com instalaçoes e montagem além das despesas de legalização devem ser criteriosamente analisadas. Também há a necessidade de se reservar um capital de giro, para se resguardar contra possíveis imprevistos ou oscilações de faturamento. Com isso, você terá uma visão clara de todas as necessidades que a sua clínica médica terá, principalmente no início das atividades.

Escolha do tipo jurídico para clínica médica

A princípio, quando você decide pela abertura de clínica médica, além de planejar cuidadosamente cada passo, também deve buscar a assessoria de uma contabilidade espeicalizada na área da saúde. É este profissional que vai analisar cuidadosamente o perfil do seu negócio, fazer as projeções e assim fazer as melhores escolhas.

Assim que você toma esta decisão, o profissional contábil irá analisar em primeiro lugar qual o tipo jurídico para o seu negócio. Você tem a possibilidade de abrir sua clínica médica como empresário individual. Todavia, neste modelo, o patrimônio pessoal dos sócios fica comprometido caso ocorra qualquer intercorrência financeira no negócio. Em outras palavras, você poderá ser obrigado a pagar dívidas da empresa usando seu patrimônio pessoal. Assim, a melhor escolha para a abertura de uma clínica médica, é a Sociedade Limitada Unipessoal, a SLU. Neste modelo o patrimônio do sócio fica protegido de qualquer problema. Vale destacar que na SLU, você é o único sócio da sua empresa. Por outro lado, caso vá ter sócio, a melhor opção é a sociedade limitada que segue as mesmas regras da sociedade limitada unipessoal.

Regime tributário para clínica médica

Logo após escolher o típo jurídico para a sua clínica médica, é hora de escolher o regime tributário. No Brasil dispomos de três possibilidades: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Todavia, para saber qual é o melhor regime tributário para clínica médica, você vai precisar do apoio de um contador especialista na área da saúde. Dispomos, no Brasil, do Simples Nacional, do Lucro Presumido e o Lucro Real. Vamos detalhar melhor cada um deles mais adiante.

Simples Nacional para Clínica Médica

Atualmente, o Simples Nacional tem um limite de faturamento anual de R$ 4,8 milhões ao ano. Além disso, ele é dividido em cinco anexos. A atividade médcia se enquadra no anexo V, com imposto de 15,5%. Contudo, é possível reduzir o imposto de 15,5% para apenas 6%. Mas como conseguir esta redução? Esta redução de imposto acontece por causa de um benefício tributário chamado FATOR R. Usando o baenefício do fator R a sua clínica médica poderá ser tributada pelo anexo III, com imposto inicial de apenas 6%. Vale destacar que no Simples Nacional a alíquota de impostos é progressiva. Em outras palavras, à medida que você fatura mais, sobe também a alíquota de imposto.

QUERO TROCAR DE CONTADOR AGORA

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Lucro Presumido para Clínica Médica

Em contrapartida, temos o regime do Lucro Presumido. Neste regime tributário clínicas médicas com faturamento acima de R$ 40 mil ao mês terão mais vantagens. Neste regime, diferente do que acontece no Simples Nacional, a alíquota do imposto é fixa, ou seja, o faturamento da empresa não influencia na alíquota do imposto a pagar. Ademais, neste regime, todos os impostos são calculados separadamente. Uma clínica médica optante pelo regime do Lucro Presumido, pagará imposto máximo de 16,33%, já considerando o ISS –  Imposto Sobre Serviços do seu município.

Lucro Real para Clínica Médica

Por fim, o lucro real. Um regime de maior compexidade, onde o cálculo do IRPJ e da CSLL ocorrem com base no lucro líquido da empresa. Neste regime tributário, o empresário precisa te rmuita organização e disciplina na gestão do negócio, já que as despesas da empresas são ponto crucial para reduzir impostos. Além disso, você precisa avaliar seus fornecedores, já que empresas do Simples Nacional não geram crédico de impostos e são esses créditos que permitem menores taxas de impostos.

Licenças e alvarás para Clínica Médica

Por fim, é o momento das licenças e alvarás municipais. Momento de fundamental importância para que sua clínica médica possa funcionar legalmente. Este processo requer muita atenção e cuidado. No momento em que você opta pela abertura de uma clínica médica, você precisa contratar uma contabilidade especializada na área da saúde, que saberá conduzir todo o processo, desde a abertura do CNPj até as licenças e alvarás municipais.

Alvará Sanitário para clínica Médica

Uma das obrigações para a clínica médica é o alvará sanitário do município. Vale destacar que cada cidade trata este assunto de forma diferente. Algumas têm um processo mais enxuto, simplificado e com menores taxas. Por outro lado, outras cidades têm um procesos moroso, lento, cheio de burocracias. Assim, um contador especialista na área médica terá papel fundamental neste processo todo. Assim sendo, sua clínica médica deverá cumprir todos os requisitos exigidos pelo seu município, como poe exemplo, que o local atenda às exigências sanitárias, de acessibilidade, dentre outras.

Importância da Contabilidade para Clínica Médica

Para concluir, depois do exposto, você percebeu que a participação de uma contabilidade especializada para clínica médica é fator preponderante para o sucesos do negócio. Como vimos, existem alguns aspecots peculiares na abertura da clínica médica. Vigilãncia sanitária, alvará de funcionamento e o registro no CNES são temas delicados que somente um especialista saberá solucionar. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO estamos no mercado há 29 anos, atendendo médicos e clínicas médidcas em mais de dez estados brasileiros. Se você precisa de um contador, basta clicar aqui agora para falar ocm a nossa equipe.

LINIMAR STOQUE – Especialista em contabilidade médica

QUERO ABRIR MINHA CLÍNICA MÉDICA

 

 

 

 

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Olá meu amigo corretor de imóveis! Hoje quero falar sobre…
Cresta Posts Box by CP
Logo+png 1920w Notícias E Artigos Contábeis - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Médico, quer reduzir seu imposto por meio de uma contabilidade especializada na área da saúde?

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais