ABERTURA DE CLÍNICA MÉDICA MULTIDISCIPLINAR EM SÃO PAULO

clínica médica multidisciplinar em são paulo

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá pessoal! Hoje vou falar da abertura de clínica médica multidisciplinar em São Paulo. Boa parte dos médicos de São Paulo sonha em abrir uma clínica médica. No entanto, como sabemos, a formação em medicina não contempla disciplinas voltadas para gestão de negócios, o que acaba deixando os profissionais da área médica com muitas dúvidas quando o assunto é abrir seu próprio negócio. Como somos uma contabilidade especializada em clínica médica, nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO resolvemos preparar este artigo para você. Além disso, temos um vasto conteúdo direcionado à área médica no nosso canal do Youtube. Basta você clicar aqui para assistir. 

QUERO FALAR COM UM CONTADOR

Em primeiro lugar, é necessário entender que para exercer qualquer atividade médica o profissional deve ter a habilitação legal fornecida pelo respectivo conselho de classe. Assim, se você ainda não tem a sonhada “carteirinha” de médico, deve antes buscar o seu registro profissional.

COMO ABRIR O CNPJ?

A abertura de um CNPJ para clínica médica multidisciplinar em São Paulo segue basicamente os mesmos passos que o de uma clínica médica de apenas uma especialidade. Contudo, por oferecer várias especialidades deverá seguir passos específicos de cada uma dessas especialidades. Vamos tratar disso mais adiante.

A abertura do CNPJ médico traz diversos benefícios para os sócios. A principal delas é a redução dos impostos. Um médico que opta por um CNPJ vai pagar por exemplo, 11% de INSS ao invés de 20% como pessoa física. Além disso, no Simples Nacional, poderá pagar o imposto federal à partir de 6%. Para isso, é importante contar com uma contabilidade especializada na área médica que fará a análise de forma personalizada. Outra vantagem é que as clínicas, hospitais e casas de saúde dão preferência para a contratação de prestadores de serviços ao invés de empregados CLT. Em outras palavras, para fugir de passivos trabalhistas, essas instituições optam por fazer contratos com médicos que tenham um CNPJ.

QUERO ABRIR UMA CLÍNICA MÉDICA

O QUE É PRECISO PARA ABRIR UM CNPJ?

Quando o assunto é a abertura de CNPJ para clínica médica multidisciplinar em São Paulo muitas dúvidas surgem e são comuns aos empreendedores da área da saúde. Dentre os itens que merecem atenção especial, podemos destacar: documentação, licenças, locação do ponto ideal para funcionamento do estabelecimento. 

Primeiramente você que deseja abrir um CNPJ para clínica médica multidisciplinar em São Paulo precisa fazer um planejamento. Algumas perguntas precisam de resposta: quais os serviços e as especialidades que uma clínica pretende oferecer? Qual  o perfil da clínica que se pretende montar? Qual o tipo de público que você pretende buscar? Por fim, é preciso montar um planejamento completo e entender que clínica médica e consultório médico não são a mesma coisa. As clínicas costumam contar com maior estrutura, número de profissionais, serviços ofertados e espaço físico.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Assim, depois de todo o planejamento, você deve buscar a ajuda de uma contabilidade especializada na área da saúde  que irá conduzir o processo de legalização: elaboração  do contrato social, registro na Junta Comercial do estado de São Paulo, abertura do CNPJ, inscrição na prefeitura de São Paulo, além dos alvarás sanitários específicos para cada área. Além disso, o registro no CNES é fundamental. Este registro é feito na secretaria de saúde da cidade de São Paulo. O tempo total de abertura dependerá muito de qual especialidade será a exercida. Por isso é importante que  o médico tenha sempre o apoio de uma contabilidade especializada.

ABERTURA DE CLÍNICA MÉDICA MULTIDISCIPLINAR EM SÃO PAULO

Já a abertura de uma clínica médica multidisciplinar requer ainda mais cuidados. Isso porque este modelo de negócio médico por abarcar várias especialidades, precisa cumprir vários requisitos específicos de cada especialidade.

O primeiro aspecto importante é que para abrir uma clínica médica multidisciplinar, cada especialidade oferecida deverá contar com um responsável técnico devidamente habilitado no seu conselho de classe. Outro ponto importante é saber que o processo de legalização pode ser bem mais demorado. Isso porque existem particularidades específicas de cada atividade. Sendo assim, se por exemplo você vai oferecer serviços de cardiologia, psicologia, fisioterapia, pediatria e ginecologia, cada uma dessas atividades tem um trâmite e exigências específicas. Além disso, há prazos diferentes, formas diferentes de fazer o registro e exigências específicas. Portanto, o prazo final de legalização pode ser maior que o normal.

PROCESSO DE LEGALIZAÇÃO

Como já foi dito, o processo de abertura e legalização de uma clínica médica multidisciplinar pode ser bem mais longo do que o normal. Consequentemente isso pode trazer prejuízos para os médicos envolvidos. Neste sentido, entra a importância de se contratar uma contabilidade especializada o que pode reduzir os custos e prazos de legalização. Um caminho a considerar é abrir o CNPJ com as atividades principais que serão exercidas e depois ir incluindo as demais especialidades. Isso permitirá que a clínica médica multidisciplinar possa funcionar já com as atividades regularizadas e as demais vão sendo inseridas no decurso dos trabalhos.

SIMPLES NACIONAL PARA CLÍNICA MÉDICA MULTIDISCIPLINAR 

Uma dúvida que muitos profissionais da saúde têm é se a clínica médica multidisciplinar poderá ser optante pelo Simples Nacional. A resposta é sim. Isso é possível. E dependendo da situação é mais vantajoso. Contudo, é importante que seja avaliado cada caso. Isso porque as atividades médicas estão sujeitas ao fator R no Simples Nacional. O que isso quer dizer? Quer dizer se a sua clínica médica, pode ser multidisciplinar ou não, tiver um custo de folha de pagamento acima de 28% será tributada pelo anexo III do Simples, com alíquota inicial de apenas 6%. Por outro lado se o custo de folha de pagamento for inferior a 28% o enquadramento se dará pelo anexo V, com alíquota inicial de 15,5%. Assim, dependendo do faturamento não poderá ser descartada a possibilidade de ir para o Lucro Presumido com alíquotas entre 11,33% e 16,33%.

Para concluir, abrir uma clínica médica multidisciplinar em São Paulo pode ser um ótimo negócio para os médicos recém-formados que poderão se agrupar e com isso, reduzir os custos do negócio. Além disso, uma clínica multidisciplinar bem conceituada, traz um significativo aumento de faturamento a cada ano. Outra vantagem é elevar o nome dos profissionais que ali atendem, dando-lhes mais autoridade entre pacientes e colegas de profissão.

Se você gostou deste artigo e deseja abrir sua clínica médica multidisciplinar CLIQUE AQUI AGORA e converse com um dos nossos atendentes. Queremos participar deste momento importante da sua carreira. 

LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL

QUERO ABRIR MINHA CLÍNICA AGORA

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Olá pessoal! Como abrir CNPJ para clínica médica em Belo…
Cresta Posts Box by CP

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais