A RETIRADA PRÓ-LABORE É OPCIONAL OU OBRIGATÓRIA?

clínica médica multidisciplinar em são paulo

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Sumário

Olá pessoal, tudo bem? Retirada pró-labore é opcional ou obrigatória? Nos últimos dias tenho visto diversos debates sobre a obrigatoriedade ou não da retirada pró labore. Vou falar disso para você. Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Então clique aqui e saiba mais. Se precisar de uma empresa contábil qualificada, basta nos chamar clicando aqui.

O QUE É A RETIRADA PRÓ LABORE?

Em primeiro lugar, esclareço qualquer empresário que administra uma empresa, tem direito de retirar um salário. Porém, é bom lembrar que eles não podem receber um salário como os outros funcionários, portanto eles recebem na forma de pró-labore. Com isto o mesmo pode fazer suas contribuições ao INSS.  Em outras palavras, o pró-labore quem recebe é o empresário da empresa ou qualquer sócio administrador que participa das atividades administrativas. 

Esclarecendo que os sócios que não trabalham na empresa não tem obrigatoriedade de retirar o pró-labore. Portanto, é possível entrar na participação dos lucros.

Por exemplo, de acordo com o art. 12 da Lei n° 8.212, de 24 de julho de 1991, o pró-labore é obrigatório para todo sócio administrador, cotista, titular de empresa individual ou EIRELI (extinta recentemente).

QUERO CONTRATAR UM CONTADOR

A RETIRADA PRÓ LABORE É OPCIONAL OU OBRIGATÓRIA?

Sendo assim, muitas consultas são feitas à Receita Federal a respeito desse tema. De modo geral a resposta dada pela Receita diz que somente não é obrigatório o pagamento de pró-labore a um sócio, quando este não presta qualquer tipo de serviços à empresa da qual faz parte do quadro societário. Contudo, a situação muda quando há atuação direta do profissional na administração da empresa e nas atividades da sua operação. Sendo assim, a base utilizada como dispositivo legal, para embasamento da sua posição, a alínea “f”, inciso V do art.12 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991:

Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

V – como contribuinte individual:

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

f) o titular de firma individual urbana ou rural, o diretor não empregado e o membro de conselho de administração de sociedade anônima, o sócio solidário, o sócio de indústria, o sócio gerente e o sócio cotista que recebam remuneração decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural, e o associado eleito para cargo de direção em cooperativa, associação ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o síndico ou administrador eleito para exercer atividade de direção condominial, desde que recebam remuneração.

Para concluir, vimos que o pró-labore é opcional apenas nos casos em que o empresário não trabalha na empresa.

Nossa empresa contábil está a disposição de você empresário, basta clicar aqui agora que teremos o maior prazer em ajudar você e sua empresa crescerem.

LINIMAR STOQUE – Profissional Contábil
4.4/5 - (7 votos)

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

como abrir cnpj para dentista

COMO ABRIR CNPJ PARA DENTISTA EM 2025?

Olá, pessoal! Quer saber como abrir CNPJ para dentista? Você está no lugar certo. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO, somos especialistas em contabilidade

Recomendado só para você
Olá pessoal,! Empregado é obrigado a cumprir o aviso prévio?…
Cresta Posts Box by CP
Logopng Contraste - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais

Médico! Pague menos impostos abrindo um CNPJ.

Quer saber mais?

[eBook]

Gestão Financeira

Capa 1 1536x960 (1) - Escritório de Contabilidade em Muriaé - Minas Gerais