Olá, pessoal! Como será a reforma tributária para psicólogos? No artigo de hoje vamos esmiuçar este tema que tanto interessa a empresários em geral, de modo especial aos profissionais da área da saúde, dentre estes, os psicólogos. Vamos abordar diversos assuntos como por exemplo, a tributação atual para psicólogos, como pagar menos impostos na psicologia e principalmente como ficará a reforma tributária para psicólogos. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos especialistas em contabilidade para psicólogos. Atendemos profissionais da psicologia de todo o Brasil. Nosso foco está na redução da carga tributária de psicólogos de forma inteligente e segura.
Antes de mais nada, entenda que a Reforma Tributária é um marco significativo na história tributária brasileira. A partir de 2026, começa a ser implementada uma série de mudanças na apuração e recolhimento de impostos. Estas mudanças vão impactar diretamente a vida de todos que empreendem não só como pessoa jurídica, mas também como pessoa física. E não será diferente com os psicólogos. Trataremos disso no artigo de hoje.
Reforma tributária: do modelo atual ao novo IVA
Em primeiro lugar, vamos entender como o psicólogo tributa seus ganhos até a entrada em vigor da Reforma Tributária.
Atualmente você psicólogo paga diversos impostos, como PIS, COFINS, IRPJ, CSSL, ISS. As alíquotas variam conforme o regime tributário e o faturamento da empresa.
Com a chegada da Reforma Tributária, você psicólogo deixará de pagar PIS, COFINS e ISS. Estes impostos serão substituídos por IBS e CBS, o chamado IVA dual.
Tributação para psicólogos antes da Reforma Tributária
Atualmente, psicólogos PJ podem escolher entre os regimes tributários existentes no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Vamos nos ater ao Simples Nacional e Lucro Presumido.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA
Simples Nacional para psicólogos
O psicólogo no regime do Simples Nacional é tributado pelo anexo V do regime, com imposto inicial de 15,5%. Contudo, pode reduzir o seu imposto de 15,5% para apenas 6%, usando o fator R.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Neste regime tributário a apuração e recolhimento dos impostos é unificada. Outro ponto importante é que neste regime o faturamento da empresa impacta diretamente nas taxas de impostos. Em outras palavras, quanto maior o faturamento, maior será a alíquota do Simples Nacional. Assim, contar com uma contabilidade especializada para psicólogos é fundamental.
Lucro Presumido para Psicólogos
Por outro lado, o psicólogo no regime do Lucro Presumido paga impostos que variam de 13,33% a 16,33%. Diferente do que acontece no Simples Nacional, no Lucro Presumido o cálculo e recolhimento de impostos ocorre de forma separada. Neste regime, existe também a cobrança da CPP – contribuição Previdenciária Patronal de 20% sobre a folha de pagamento, incluínod o pró-labore dos sócios.
Transição para a Reforma tributária
A implementação da reforma tirbutária começa já no ano de 2026. Neste primeiro momento, as contribuições de CBS e IBS começam a ser cobradas simbolicamente (0,9% e 0,1% respectivamente). e não haverá aumento real de carga tributária.
Vale destacar que não somente psicólogos, mas todos os prestadores de serviçoe e empresa vão precisar se adaptar, preparando seus sistemas emissores de notas fiscais.
QUERO TROCAR DE CONTADOR AGORA
Reforma tributária e os créditos tributários para psicólogos
A reforma tirbutária vai valorizar o que chamamos de créditos tirbutários.
Basicamente o crédito tirbutário funcionará assim: Se uma empresa contrata seus serviços ela poderá se aproveitar de créditos do imposto que você pagou, para abater no imposto que ela deve. Assim, empresas que geram créditos terão vantagens sobre aquelas empresas que não geram. Em outras palavras, empresas do regime do Simples Nacional podem perder competitividade, já que o Simples Nacional atual não irá gerar créditos. Vejamos como ficará a tributação em cada situação:
- Empresa do Simples Nacional que presta serviços majoritariamente para pessoas físicas
Se a sua clínica de psicologia atende pessoas físicas na maioria dos casos você poderá permanecer como está. Assim, a alíquota do seu imposto não vai mudar: se você paga imposto de 6%, continuará pagando tal alíquota. Todavia, se ocasionalmente sua clínica de psicologia prestar serviços para outra PJ, esta terá menos créditos.
- Empresa do Simples Nacional que presta serviços majoritariamente para outras empresas
Por outro lado, se você psicólogo presta serviços em sua maioria para empresas precisará avaliar o Simples Nacional híbrido ou então o regime do Lucro Presumido. Apesar de possivelmente você pagar uma alíquota de imposto um pouco maior, podedrá gerar créditos para seus clientes, mantendo assim a competitividade no mercado. Ademais você também poderá abater impostos na compra de equipamentos e serviços para seu próprio negócio.
Reforma tributária: redução de impostos para psicólogos
Com a finalidade de trazer competitividade à áea da saúde na Reforma Tributária, o legislador introduziu uma redução de alíquota de 60% sobre prestação de serviços de saúde, dentre eles os serviços de psicologia.
Isso significa que se a alíquota do IVA dual (IBS e CBS) definada for de 27% ou 28% o psicólogo pagará uma alíquota efetiva entre 10% e 11%. Ressalto que ainda (até a publicação deste artigo) não foram divulgads as alíquotas que serão cobradas de IVA.
Como uma possível redução de alíquotas pode ajudar psicólogos?
Por fim, o governo e o Congresso Nacional prometem que a reforma tributária trará redução de impostos para psicólogos. A possibilidade de aproveitar créditos tributários promete trazer mais justiça tirbutária. Como resultado, teremos redução de custos na operação, mais competitividade em contratos além de mais segurança jurídica.
Como nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO podemos te ajudar?
Apesar da reforma tirbutária ser uma realidade, não precisa necessariamente ser uma fonte de preocupações. Muito pelo contrário. Se você é psicólogo e ainda não está preparado para as mudanças que estao por vir, precisa contratar uma contabilidde que entenda do assunto. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos a parceria certa para o seu negócio. Contratando nossos serviços você terá análise de cenários, simulações tributárias e ajustes às novas conformidades e exigências legais.
Nós cuidamos para que a sua clínica ou consultório esteja no caminho certo. Além das conformidades legais, estaos de olho também nas melhores estratégias fiscais e tirbutárias. Com isso, você psicólogo poderá focar no que é mais importante: cuidar de pessoas.
Fale conosco agora, e não deixe a ansiedade tomar conta de você por conta da entrada em vigor da reforma tirbutária. Nós podemos te ajudar. Atendemos psicólogos de todo o Brasil.
Linimar Stoque – Especialista em contabilidade para psicólogos



