Olá, psicólogo! Como pagar menos impostos na clínica de psicologia? Certamente você já se viu fazendo esta pergunta. No artigo de hoje vamos trazer o mapa da mina para você psicólogo pagar menos impostos de forma segura. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos especialistas em contabilidade para psicólogos e clínicas de psicologia. Nosso foco está na redução da carga tributária de forma totalmente segura.
Antes de tudo, é importante esclarecer que para saber qual é a melhor tributação para psicólogos é preciso fazer um amplo estudo do caso de forma individualizada. Isso porque o imposto para psicólogo autónomo é um e o imposto para o psicólogo PJ é outro totalmente diferente. Isso impacta inclusive na forma de como o psicólogo declara o seu imposto de renda da pessoa física.
Tributação para Psicólogo Pessoa Física
Em primeiro lugar, quando buscamos a resposta para a pergunta “como pagar menos impostos na clínica de psicologia”, precisamos entender como funciona impostos e tributação para profissionais da psicologia. VAle destacar que o psicólogo pode escolher atuar como pessoa física. Todavia, deve estar atendo á forma correta de tributar seus ganhos.
O psicólogo que atua como pessoa física tributa seus ganhos segundo a legislação do imposto de renda da pessoa física. Portanto, psicólogos autõnomos devem seguir uma tabela para tributar seus ganhos. A aliquota inicial do imposto de renda é de 7,5% e a alíquota máxima é de 27,5%.
Despesas dedutíveis no imposto de renda do psicólogo
Com a finalidade de reduzir a base de cálculo do imposto de renda, a legislação permite que profissionais autônomos abatam aquelas despesas relacionadas ao exercício da sua atividade da base de cálculo do imposto. Estas são as seguintes despesas dedutíveis:
- Aluguel do Consultório;
- Internet e energia elétrica;
- Materiais de escritório;
- Insumos e material de limpeza;
- HOnorários Contábeis.
Abertura de CNPJ para clínica de Psicologia
Com o propósito de reduzir o imposto dos profissionais da psicologia, a abertura do CNPJ é o caminho mais indicado. Isso porque profissionais da psicologia que deixam de atuar como pessoa física e escolhem trabalhar como PJ têm uma tributação muito menor. Como resultado, conseguem melhorar as suas margens de lucro além de conseguirem outros benefícios dos quais falaremos mais adiante.
Tributação para psicólogo PJ
Acima de tudo, ao tomar a acertada decisão de abrir o seu CNPJ para atividades de psicologia, você precisa buscar o apoio de uma contabilidade especializada para a área da psicologia. Isso porque a atividade de psicologia pode usufruir de benefícios que proporcionam reduçaõ da carga tributária. Todavia, deve fazer as escolhas certas.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Como abrir MEI para psicólogos?
Inegavelmente, o MEI – Microempreendedor Individual, é um porte de empresa que trraz vantagens importantes. O microempreendedor paga uma única guia de imposto e mais nada. No entanto, preciso deixar claro que o psicólogo não pode ser MEI. A atividade de psicologia é regulamentada e não está dentre as permitidas a se registrar como MEI. Sendo assim, você precisa escolher entre os demais modelos disponíveis para legalizar o seu negócio.
Qual é o CNAE para psicólogo?
O CNAE para psicologia é o 8650-0/03 – Atividades de psicologia e psicanálise, que abrange a atuação de psicólogos clínicos, organizacionais, educacionais e forenses. Esta atividade pode optar pelo Regime do Simples Nacional com tributação inicial de 6% ou 15,5%.
Regimes tributários para psicólogos PJ
Quando você psicólogo toma a acertada decisão de abrri o seu CNPJ deverá escolhar entre os três regimes tributários existentes no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Cada um deles tem as suas particularidades, vantagens e desvantagens. Falaremos de cada um deles a seguir.
Simples Nacional para psicólogos
Com a finalidade de facilitar o cálculo dos impostos e reduzir a carga tributária das micro e pequenas empresas, o governo decidiu criar o regime do Simples Nacional. Este regime além destas vantagens, traz também uma outra: a não incidência da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento. Com isso, contratar funcionários no Simples Nacional se torma muito mais barato.
Por outro lado, traz a desvantagem de que o imposto é progressivo. Em outras palavras, quanto mais a empresa fatura, maior é a alíquota do imposto. Como resultado, empresas com faturamentos muito altos terão uma alta carga tributária. Este modelo só é interessante para psicólogos cujo faturamento não ultrapasse os R$ 40 mil ao mês. Acima disso, você precisa avaliar junto à uma contabilidade especializada a viabilidade de trocar o Simples Nacional pelo Lucro Presumido.
No regime do Simples Nacional, o psicólogo tem a possibilidade de começar paganeo imposto de apenas 6%, fazendo uso do benefício tributário chamado Fator R. Mas se o cálculo não for feito corretamente, poderá pagar imposto inicial de 15,5% sendo tributado pelo anexo V do regime.
Lucro Presumido para Psicólogo
Por outro lado, se você psicólogo tem faturamento mensal acima de R$ 40 mil o mais indicado é ter um CNPJ no regime do Lucro Presumido. Neste modelo de negócios, ao contrário do que acontece no regime do Simples Naciona, o faturamento não influencia na alíquota do imposto. Como resultado, seu imposto sempre será basicamente o mesmo, com alíquotas que variam entre 13,33% e 16,33% não importanto o seu faturamento. Contudo, caso você tenha uma folha de pagamentos ampla, deve tomar cuidado pois no Lucro Presumido há a incidência da CPP – Contribuição Previdenciária Patronal que é de 20%. Avalie isto junto a um contador especialista na área da psicologia.
Lucro Real para Psicólogo
Por fim, o regime do Lucro Real é mais indicado para clínicas de psicologia com muitas despesas dedutíveis e baixas margens de lucro. Exige um rigoroso controle sobre as despesas do negócio.
Como pagar menos impostos na clínica de psicologia?
A resposta a esta pergunta traz à tona a importância de você sempre buscar o apoio de um contador especialista na área da psicologia. Dentre as medidas necessárias para pagar menos impostos também estão:
- separar finanças pessoais das finanças da sua clínica;
- Ter controle sobre todas as despesas e receitas;
- pagar os impostos em dia;
- estar enquadrado no regime tributário correto;
- emitir corretamente as suas notas fiscais.
Como vimos, é possível pagar muito menos impostos na sua clínica de psicologia de forma segura. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos espeialistas em contabilidade na área da saúde com foco na redução de impostos. Atendemos psicólogos e clínicas de psicologia de todo o Brasil. Queremos ajudar você profissional da psicologia a crescer de forma segura e sustentável.
Linimar Stoque – Especialista em contabilidade para psicólogos
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA



