Olá, pessoal! Quer saber como abrir um CNPJ para clínica veterinária em 2025? Certamente que sim. Então, vamos trazer todos os detalhes sobre a abertura de empresa de serviços veterinários. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO Somos uma contabilidade especializada para o setor de serviços veterinários. Já estamos em mais de 10 estados brasileiros. Portanto, somos autoridade quando o assunto é contabilidade para clínica veterinária. Se você precisa abrir seu CNPJ fale conosco. Nós podemos te ajudar.
Como abrir MEI para médico veterinário?
Antes de mais nada, devemos deixar claro que o médico veterinário não pode ser MEI. Por se tratar de uma profissão regulamentada, ou seja, tem um conselho que regula o exercício da atividade no Brasil, a atividade não está dentre as permitidas no modelo de microempreendedor individual. Sendo assim, ao abrir uma clínica veterinária você deve optar pelo Simples Nacional, como microempresa, o Lucro Presumido ou então o Lucro Real. Acima de tudo, você deve contratar uma contabilidade especializada para clínicas veterinárias, o que vai garantir que todo o processo aconteça com total segurança.
Quais são os tipos de empresa para clínica veterinária?
Em primeiro lugar, escolher corretamente o tipo de empresa é fundamental para evitar problemas futuros. Basicamente, existem três tipos para pequenos negócios: empresa individual, SLU – Sociedade Limitada Unipessoal e Sociedade Empresária Limitada – Ltda. O primeiro modelo (empresário individual) é desaconselhável, pois deixa o patrimônio pessoal do empresário exposto, caso haja alguma intercorrência financeira na empresa. Em outras palavras, os bens pessoais podem ser utilizados para sanar pendências financeiras. Assim, o modelo indicado é a sociedade empresária limitada, ou então a SLU – sociedade limitada unipessoal para casos se empresários que não terão sócios.
Regime tributário para clínica veterinária.
Em segundo lugar, ao decidir abrir um CNPJ para clínica veterinária, sob a chancela de um contador especialista, você vai escolher o regime tributário para seu negócio. No Brasil, dispomos de três opções: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Falaremos de cada um deles à seguir.
QUERO TROCAR DE CONTADOR AGORA!
Simples Nacional para clínica veterinária
À primeira vista, o Simples Nacional è a melhor opção para clínicas veterinárias com faturamentos mais baixos. Neste regime, a apuração e recolhimento dos impostos ocorre de forma mais simplificada. Além disso, as alíquotas são menores e o recolhimento é feito em guia única – o DAS, com vencimento no dia 20 do mês subsequente. Todavia, neste modelo, a alíquota de imposto é progressiva, ou seja, à medida que aumenta o faturamento, aumenta também o imposto a pagar.
Já a tributação, dependerá muito do FATOR R que é a relação entre faturamento e folha de pagamento. Assim, se o fator R for maior que 28% a clínica veterinária será tributada pelo anexo III, com alíquota inicial de apenas 6%. No entanto, se o fator R for inferior que 28% a tributação ocorrerá pelo anexo V, com alíquota inicial de 15,5%. Sendo assim, é importante sempre acompanhar este números de perto.
Lucro Presumido para clínica veterinária
Por outro lado, no Lucro Presumido a apuração e recolhimento de impostos tem maior complexidade. Além disso, os impostos são recolhidos separadamente, incluindo o ISS – Imposto Sobre Serviços. Contudo, as alíquotas do impostos são fixas, ou seja, independentemente do faturamento elas não sofrem variações. A alíquota efetiva total do imposto fica entre 13,33% e 16,33%. Há apenas a cobrança apenas do adicional de 10% sobre o excedente do lucro para fins de apuração do IRPJ. Por outro lado, ao contrário do que acontece no Simples Nacional, no lucro presumido existe a CPP – Contribuição Previdenciária Patronal de 20% sobre a folha de pagamento. Assim, é importante avaliar cuidadosamente caso a caso antes de fazer tal escolha.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Lucro Real para clínica veterinária
Por fim, o regime do lucro real calcula os impostos com base no lucro líquido Assim, empresas com muitas despesas e baixa lucratividade têm vantagens em aderir ao lucro real. Todavia, neste modelo, é importante um controle rigoroso sobre as despesas da operação, já que elas são fundamentais para reduzir a base de cálculo do IRPJ e ca Contribuição Soci8al.
Qual é o CNAE para clínica veterinária?
Logo após escolher o tipo de empresa e o regime tributário para a clínica veterinária, é hora de escolher o CNAE. O CNAE é o Código Nacional de Atividade Econômica, que vem descrito no cartão CNPJ da empresa. Escolher corretamente o CNAE evita desperdício de recursos com impostos recolhidos de forma erada, além de evitar também problemas com a Receita Federal e também com a prefeitura. O CNAE coreto para médicos veterinários que optam por ter o seu CNPJ é 7500-1/00 Atividades veterinárias. como vimos, este CNAE pode ser optante pelo Simples Nacional, no entanto, não pode ser MEI.
Registro do médico veterinário no CRMV
Depois que o CNPJ foi aberto, é necessário fazer o registro no CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária. O processo inicia-se com o preenchimento de alguns formulários, envio da contrato social e CNPJ, além dos documentos pessoais do responsável técnico.
Documentos para abertura de CNPJ para clínica veterinária
Uma vez tomada a decisão de abrir uma clínica veterinária, você deverá providenciar a documentação necessária. Além dos documentos pessoais dos sócios, (CPF, RE, CNH, comprovante de endereço, senha gov) também serão necessários documentos do imóvel onde funcionará a clínica: contrato de locação, IPTU, alvará de bombeiros são documentos indispensáveis no processo de abertura.
Como abrir CNPJ para clínica veterinária?
O processo de abertura de clínica médica segue algumas etapas importantes. Inicialmente é feita a análise de viabilidade, ou seja, o endereço escolhido passa por uma análise prévia do município. Em seguida, após o contador especialista em contabilidade para clínica veterinária elaborar o contrato social, este é enviado para a Junta comercial. Deferido o contrato social, o processo vai para a Receita Federal, onde será feito o registro do CNPJ. Em seguida, vem a parte mais delicada: licenças e alvarás municipais. Este é um momento muito importante visto que cada prefeitura tem prazos e custos variáveis. Além disso, em alguns municípios este processo pode ser mais moroso, cheio de exigências e isto exigirá do contador muito conhecimento e diplomacia.
Importância da contabilidade para clínica veterinária
Por fim, destaco a importância do médico veterinário buscar uma contabilidade especializada para clínicas veterinárias. Por se tratar de um segmento de saúde, ainda que animal, o processo de abertura e legalização tem diversas nuances e particularidades que somente um especialista consegue lidar de forma mais segura. Um contador especialista garantirá menores taxas de impostos, além de cumprir com todas as conformidades legais. Sendo assim, caso você tenha tomado a decisão de abrir a sua clínica veterinária ou então queira trocar de contador, basta clicar aqui para falar com a nossa equipe. Queremos caminhar de mãos dadas com você e participar do seu crescimento.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA