Olá, pessoal! Quer saber como montar uma clínica de fisioterapia em 2025? Se você chegou até aqui é porque busca informações sobre este assunto. Saiba que você está no lugar certo. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO somos uma contabilidade especializada em fisioterapeutas e clínicas de fisioterapia. Nosso foco está na redução de impostos de forma legal e segura.. Neste artigo, traremos as principais informações que irá ajudá-lo na abertura da sua clínica de fisioterapia.
Como montar uma clínica de fisioterapia em 2025?
Em primeiro lugar, para que você tenha sucesso na montagem e abertura da sua clínica de fisioterapia, precisará ter um planejamento estratégico bem elaborado. Avaliar recursos financeiros, estrutura física, estudar o mercado e seus concorrentes, além do seu público-alvo são de grande importância para o sucesso da sua clínica de fisioterapia. Além disso, como veremos mais adiante, o processo burocrático de abertura e registro da sua clínica de fisioterapia deverá seguir as diretrizes legais, e para isso você precisará contar com uma contabilidade para clínicas de fisioterapia, e nós, por já termos mais de 28 anos no mercado contábil, podemos ajudá-lo.
Planejamento estratégico
Este é um dos pontos mais importantes no processo de montagem de uma clínica de fisioterapia. Este é o momento de mensurar recursos, avaliar despesas e custos de abertura, estudar o público-alvo além de monitorar o que os seus concorrentes estão fazendo de melhor no momento. Tudo deve ser anotado cuidadosamente para que o planejamento não dê errado. Ademais, dentro deste planejamento também não poderá faltar as ações de marketing que serão importantes para o crescimento do negócio.
Abertura e legalização
O processo de abertura e legalização de uma clínica de fisioterapia requer bastante atenção. Necessita obrigatoriamente da assessoria de uma contabilidade especializada para a área da saúde. Este profissional saberá conduzir todo o processo, desde a escolha do tipo jurídico, passando pela escolha do melhor regime tributário, abertura do CNPJ, alvarás e licenças pertinentes e demais licenças que se façam necessárias. Ademais, empresas da área da saúde, devem ter especial atenção a este processo, pois há exigências, principalmente na parte de licenças e alvarás sanitários.
Antes porém, será necessário preparar o contrato social da empresa, envio para a Junta Comercial e consequentemente o registro do CNPJ.
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA
Empresa individual ou sociedade limitada?
Esta é uma escolha que acontecerá sob a luz de um contador especialista na área da saúde. Isso porque, a escolha errada pode impactar inclusive, nos bens pessoais do dono da empresa.
No modelo de empresário individual, que nós não aconselhamos, o dono do negócio poderá ter seus bens pessoais comprometidos caso haja algum problema dentro da empresa. Assim, ao optar por este tipo jurídico o fisioterapeuta deverá estar ciente destes riscos. Por outro lado, ao optar por uma sociedade empresária limitada, há uma separação, ou seja, o empresário responderá por quaisquer intercorrências no negócio, de acordo com sua participação societária. Neste tipo jurídico, há a possibilidade do empresário abrir seu negócio mesmo sem ter um sócio. É o que chamamos de sociedade limitada unipessoal, ou seja, uma sociedade empresário de um único sócio.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Escolha do regime tributário
Por fim, dentre as escolhas para a abertura da sua clínica de fisioterapia, está o regime tributário. No Brasil, há três regimes disponíveis: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Assim, como já dissemos, sem um contador especialista na área da saúde, existe o risco de uma escolha equivocada, o que acarretará em alta carga tributária, colocando em risco ou até mesmo inviabilizando o negócio. Vamos explicar como cada regime funciona.
No Simples Nacional, a clínica de fisioterapia pagará impostos à partir de 15,5% inicialmente, sendo tributada no anexo V do regime. Contudo, ao contar com uma contabilidade especializada na área da saúde, este imposto poderá cair para apenas 6% inicialmente. Isso acontece pelo uso de um benefício tributário chamado FATOR R, que permite esta redução de forma legal. O fator R, é a relação folha de pagamento x faturamento da empresa. Quando o custo da folha de pagamento fica igual ou superior a 28%, é possível tributar pelo anexo III do regime, com alíquotas bem menores.
Por outro lado, o Lucro Presumido é um regime um pouco mais complicado, onde o recolhimento dos impostos acontece separadamente. A alíquota mínima é de 13,33% e 16,33%. Neste modelo, a variação de faturamento não influencia na alíquota do imposto, diferente do que acontece no Simples Nacional. Todavia, se sua clínica de fisioterapia tiver muitos funcionários, deve tomar cuidado, pois neste regime existe a cobrança da CPP – Contribuição Previdenciária Patronal.
Por fim, o Lucro Real, que é um regime bem complexo, com muito mais obrigações e que exige um rigoroso controle sobre as despensas do negócio. Neste modelo, o imposto é calculado basicamente sobre o lucro líquido. Daí a importância de uma contabilidade bem feita, aproveitando os benefícios de deduções que a lei confere.
Licenças e alvarás municipais
Esta é uma fase muito importante e delicada do processo de abertura da clínica de fisioterapia. Um contador que entenda do assunto saberá resolver esta questão que é bastante delicada. Isso acontece porque cada prefeitura trata o assunto de forma diferente. Há prefeituras que fazem menos exigências, outras já são mais rigorosas. No entanto, uma coisa precisa ficar clara: empresas de saúde terão esta exigência. Portanto, a escolha do local onde irá funcionar o estabelecimento deve ser feita cuidadosamente. O imóvel deverá atender às condições da vigilância sanitária do município. Além disso, deve ser um local que ofereça conforto aos pacientes.
Importância de uma contabilidade especializada
Para concluir, podemos notar que montar uma clínica de fisioterapia exige muito estudo, preparação e uma contabilidade que entenda do assunto. Nós da LINIMAR STOQUE CONTABILIDADE & GESTÃO, temos condições de conduzir este processo com total segurança. Além disso, ao contratar uma contabilidade especialista em clínicas de fisioterapia, garante que todo o processo ocorra de forma célere e segura. Estamos prontos para ajudá-lo neste processo. Queremos muito participar deste momento tão importante da sua vida. Empreender, é abrir as janelas para a liberdade e queremos que você tenha muito sucesso.
LINIMAR STOQUE – PROFISSIONAL CONTÁBIL
QUERO ABIRR UMA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA AGORA